APRESENTAÇÃO: ENCHIRIDION

APRESENTAÇÃO: ENCHIRIDION

POR DANIEL GOMES

E N C H I R I D I O N

APRESENTAÇÃO ESPECIAL DO PRÓXIMO LIVRO DA BIBLION

Um novo ano começa mais uma vez, e com ele, uma chama por melhorar certas áreas da nossa vida reacende-se nos nossos corações. Nós costumamos ver o começo de um ano novo como uma segunda oportunidade para cumprir aquilo que deixámos por fazer em anos anteriores. Estabelecemos resoluções e começamos a agir na esperança de atingir os nossos objetivos – ou pelo menos, de fazer melhor que o ano anterior.
No entanto, quase sempre acabamos por desistir. Seja ir ao ginásio, aprender uma língua estrangeira, restaurar um relacionamento com alguém ou outra coisa qualquer, parece que inevitavelmente batemos numa barreira e já não saímos dali. Sobrecarregados pela rotina diária e pelas circunstâncias da vida, nós perdemos a chama que nos inflamava. A nossa motivação para crescer desvanece-se; voltamos à estaca zero, e não procuramos uma mudança até ao próximo dia de ano novo. E assim andamos neste ciclo vicioso, sempre sujeito a deixar-nos desapontados com nós próprios.
Então qual é a solução? Estaremos nós condenados a falhar cada vez que fixamos os  nossos olhos num prémio? Não, não, existe uma “solução”, por assim dizer – algo chamado “perseverança”. É o atributo fundamental ao nosso sucesso e realização pessoal; é também o caminho menos percorrido, um compromisso doloroso e demorado que se torna ainda mais insuportável quando aquela chama dentro de nós começa a arrefecer. Começar algo é importante, naturalmente. Continuar é, no entanto, o factor determinante entre aqueles que cumprem as suas resoluções e aqueles que não conseguem crescer.
Para esse fim, a Biblion está a criar um projeto de leitura diária inspirativa, destinada a apoiar todos os que trabalham por uma transformação positiva nas suas vidas. Seja essa transformação física, emocional, espiritual ou profissional, Enchiridion (“O Manual”) tenciona acompanhar e fortalecer o seu progresso. Consistindo de três planos, cada um com trinta dias, Enchiridion vai providenciar o leitor com reflexões e ferramentas únicas especialmente feitas para si, de acordo com a área da sua vida que pretende desenvolver. Além disso, cada dia inclui uma frase de uma figura histórica que complementa o tema e reflexão diários; ao todo, o nosso pequeno “manual” contém mais de sessenta autores, pensadores e líderes que moldaram a cultura e a história ocidentais.

Mais do que apenas um repositório de citações, Enchiridion é uma obra de reflexão e auto-avaliação. O seu propósito ambicioso é que este se torne o seu “manual”, um companheiro na sua viagem, uma ferramenta que o mantenha focado e responsável em todo o tempo. Através de várias características únicas, a nossa obra vai motivá-lo a fazer anotações, a examinar a sua situação presente e a considerar oportunidades e meios pelos quais pode realizar as suas aspirações pessoais. Ao ser inspirador em vez de condescendente, Enchiridion pretende ajudá-lo a ser o seu melhor “eu” a cada dia, todos
os dias.
Uma nova data de lançamento está ainda para ser anunciada, mas pode muito bem esperar que o Enchiridion seja publicado ainda no primeiro trimestre de 2019, entre as edições 11 e 12 da Biblion. Mais informações sobre o lançamento e futuros desenvolvimentos serão dadas a partir das redes sociais, para que possa estar sempre ao corrente!