Juntos & Diferentes

Juntos & Diferentes

ECUMENISMO

ELEVAR A UNIDADE DA IGREJA HONRANDO A IDENTIDADE INDIVIDUAL

TÍTULO

ALL TOGETHER DIFFERENT

AUTOR

JOHN KOESSLER & J. BRIAN TUCKER

Uma das grandes virtudes da fé cristã é a sua inclusão de pessoas e culturas; todos são bem-vindos a crer no poder da fé e a aceitar Jesus como Senhor dos seus corações. Mas será que a Igreja, com toda a sua história de conflito interno e a sua variedade de denominações, reflete essa inclusão de diversidade?

A VERDADE É QUE a Igreja aparenta ser um corpo fragmentado. A panóplia de doutrinas semi-contraditórias, a variedade de cerimónias e a tensão entre membros de denominações diferentes provocam desconfiança aos olhos de quem está de fora e causa desconforto a quem está dentro da Igreja. Não é suposto os crentes estarem unidos? Não deviam eles pensar como um só?

Na opinião de John Koessler e J. Brian Tucker, os cristãos devem-se manter unidos – mas não podem nem devem pensar como um só. De forma clara e metódica, os dois autores refletem na individualidade intrínseca de cada crente – a sua identidade pessoal – e como esta se manifesta no coletivo da Igreja.
É desta forma que All Together Different se destaca da vasta maioria da literatura cristã. Em vez de tentar reprimir a nossa identidade e imagem com dogma numa tentativa de criar um sentido de união forçada e artificial, o livro exorta-nos a abraçar a nossa individualidade como parte do plano de Deus para cada crente.
De acordo com Koessler e Tucker, a identidade individual de uma pessoa é formada por três aspectos: a imagem divina, a cultura humana e a sua disposição pecadora. O indivíduo é criado à imagem de Deus, mas devido à desobediência de Adão e Eva, essa imagem divina encontra-se corrompida por uma inclinação nata para o pecado. Ele também nasce, cresce e morre inserido na cultura e sociedade humanas. Estas são as três coisas que determinam a forma como o indivíduo se encara a si mesmo e avalia o mundo em seu redor.
Os autores explicam como a identidade não é algo definido numa altura única das nossas vidas, mas que se desenvolve gradualmente ao longo das nossas vidas. Ela é caracterizada por coisas como os atributos físicos e mentais de uma pessoa, os seus relacionamentos e compromissos.
Uma vez que a identidade individual é importante tanto para Deus como para o ser humano, as congregações devem integrar essa identidade e não suprimi-la. No entanto, Koessler e Tucker alertam para a existência de uma segunda identidade na Igreja – uma identidade coletiva, partilhada pelos crentes e alicerçada “em Cristo”. Ao reconhecer essa ligação com o resto do corpo de Cristo, o cristão é chamado a repriorizar as suas identidades, estando “em Cristo” mas permanecendo fiel à sua pessoa. O livro aborda algumas das principais características da identidade individual que potenciam divisões na Igreja, como sexo, etnia, e idade, e como elas se enquadram de forma benéfica na identidade coletiva dos crentes. Os autores refletem nas
experiências de Paulo com a igreja de Corinto e com Filémon e Onésimo, observando particularmente como Paulo usou as diferenças – a influência romana na sociedade de Corinto e o relacionamento de mestre/escravo entre Filémon e Onésimo – para trazer união às partes envolvidas.
Por fim, o livro fala do crente como vivendo neste mundo sem ser deste mundo – um “estrangeiro”, como os autores lhe chamam. Ao viver neste mundo como um estrangeiro, o cristão identifica-se com a cultura humana predominante, mas reconhece que a sua “cidadania” – a sua forma de ser e estar como crente em Deus – moldam a sua perspectiva e as suas ações. Apesar da sua identidade individual se relacionar com este mundo imperfeito, o crente não se conforma apenas com a cultura e sociedade terrenas, buscando o Reino de Deus pela sua fé em Jesus.
All Together Different é uma excelente obra de ecumenismo e consciencialização, com conselhos bíblicos e científicos que nos permitem compreender a relação entre a diversidade individual e a união coletiva da Igreja. É um livro que nos ensina o quanto “esta identidade cristã […] nos une, mesmo aos cristãos que não são como nós.”


ALL TOGETHER DIFFERENT, DE JOHN KOESSLER & J. BRIAN TUCKER. PUBLICADO
POR MOODY PUBLISHERS, CHICAGO, IL – EUA