TÍTULO

THE STORY OF REALITY

AUTOR

GREGORY KOUKL

Eu estava errado. Li as palavras de abertura de A História da Realidade e pensei, “Lá vamos nós outra vez.” Ao longo dos últimos anos tenho sido inundado com livros que contam a história do mundo, a história da História, através daquilo a que podemos chamar uma lente bíblico-teológica. Deve estar familiarizado com estas categorias padronizadas: criação, queda, redenção, consumação e nova criação. Através estes títulos podemos traçar e contar a história do que Deus está a fazer neste mundo. Ajuda, é bom, e tem feito imenso, recentemente, para benefício da igreja. Mas este livro não é esse livro. Nem pouco mais ou menos.

A HISTÓRIA DA REALIDADE, de Greg Koukl, é sim, o contar da história do mundo através duma lente panorâmica com cinco partes. O subtítulo assenta na perfeição: “Como começou o Mundo, Como Acabará, e Tudo o que de Importante Entretanto Acontece.” Mas o que torna este livro especial é que em vez de servir primeiramente como um texto teológico, é acima de tudo um texto apologético. Koukl conta esta grande história para o benefício de novos convertidos que ainda não assimilaram as várias componentes da fé num todo coerente. Mas, ele conta-o também para não-crentes que se aproximam da fé cristã como céticos ou candidatos.

Koukl quer demonstrar que a Bíblia faz sentido ao mundo inteiro, que forma a base duma cosmovisão satisfeita, coesa, coerente. No seu prefácio, Nancy Pearcey diz assim: “A Bíblia não é um conto de fadas elaborado pelos antigos para dar um sentido com significado à vida. É um conto da realidade. [Koukl] chama-lhe uma história porque, surpreendentemente, a realidade em si mesma está estruturada como um enorme drama: “Tem um início e um fim; representa uma luta entre o Bem e o Mal; atinge o clímax e então acaba num desenlace e num final. O cosmos não é apenas uma sucessão de factos brutais. É o enredo duma grande narrativa que Deus está a contar através da constatação dos eventos da História.”

Koukl estrutura a sua apresentação da história da realidade em torno de cinco temas: Deus, Homem, Jesus, Cruz e Ressurreição. Sob o comando de Deus, ele distingue entre teísmo e dois dos maiores desafios contemporâneos: “Materialismo” e “Mentalismo” – que não há Deus ou que tudo é deus. Defende o teísmo e o entendimento cristão de Deus como um ser apessoado, real, eterno. Sob a orientação Humana ele descreve a humanidade como bela, quebrada, perdida e má, e demonstra porque Deus tem de expressar a sua ira sobre aqueles que o desafiam.

Então aponta para Jesus, defendendo-O como uma figura histórica e mostrando que Ele veio para salvar aqueles belos, quebrados objetos da ira de Deus. A Cruz fala da grande transação que ocorreu na cruz e que nos permite tirar partido do intercâmbio em que damos a Cristo o nosso pecado e Ele dá-nos a sua justiça. A Ressurreição conta sobre a ressurreição de Jesus de entre os mortos e expõe como ela nos oferece a esperança de que, também, podemos e seremos arrebatados para sempre. Acrescenta ainda sobre a devastadora realidade dum juízo eterno e apela ao leitor para se chegar a Cristo em arrependimento e fé. “Tem uma de duas escolhas. Pode dobrar o seu joelho perante o Soberano, rogar por misericórdia por causa de Cristo, ser recebido na sua família como um filho ou filha, e pertencer-Lhe. Ou pode rejeitar a oferta, ficar só no julgamento, e pagar pelos seus próprios crimes contra Deus, tais como eles são.”

Há alguns atrás li o excelente livro de Koukl, Tactics (Táticas), e achei que fez uma profunda impressão em mim. Muito do que ele disse ali continua a ressoar e frequentemente encontro-me imitando a sua linguagem e conceitos. A História da Realidade é o seu digno sucessor. É um livro que com gosto ofereceria a um crente, e provavelmente, em especial, a um recém convertido, confiante que o ajudaria a ver que a fé Cristã proporciona boas respostas, as melhores respostas, sobre o que é este mundo, porque é assim, e onde isto tudo vai terminar. Com agrado o ofereceria a um descrente, alguém interessado em conhecer no que acredito e porque acredito.

Koukl promete narrar a história da realidade. Fá-lo, e fá-lo lindamente. O leitor terá proveito ao lê-lo, contando como o mundo começou, como acabará, e todas as coisas importantes que entretanto acontecem. BluMarkB15X23

POR TIM CHALLIES

POR TIM CHALLIES, USADO COM PERMISSÃO. PUBLICADO ORIGINALMENTE NO BLOGUE TIM CHALLIES, INFORMING THE REFORMING (WWW.CHALLIES.COM). EXCERTOS EXTRAÍDOS DE THE STORY OF REALITY, DE GREG KOUKL, PUBLICADO POR HARPERCOLLINS, NASHVILLE – USA

Tim Challies serve como pastor na Grace Fellowship Church, em Toronto, onde vive com a família. Co-fundador da Cruciform Press, é também autor, tendo já três livros publicados em português: Discernimento Espiritual e Desintoxicação Sexual (Ed. Vida Nova – Brasil) e Teologia Visual (Ed. Thomas Nelson – Brasil).

GREG KOUKL

Fundador e Presidente de Stand to Reason. Apresentador de “talk-show” Autor premiado, com sete livros já publicados, entre os quais The Story of Reality, Tactics e Feet Firmly Planted in Mid-Air.