Está cansado de “combater o bom combate” e
de “manter a fé” sem obter resultados visíveis?
Sente-se frustrado e desalentado por ter de correr
com perseverança a corrida que lhe foi proposta? Procura
uma forma infalível de obter salvação sem ter de criar um
relacionamento genuíno com Deus? Mesmo que a sua
resposta seja “nem por isso”, a primeira obra literária do
website satírico The Babylon Bee é exatamente o livro que
precisa para se tornar no cristão “perfeito”.
How to Be a Perfect Christian é uma sátira genial de como um crente mediano se pode tornar no cristão perfeito – pelo menos aos olhos dos outros. No estilo do célebre site The Babylon Bee, o livro é um guia irónico e exagerado para todos os que anseiam chegar ao pináculo da perfeição cristã através da religião e das aparências. Desde o escolher a igreja ideal e aderir ao pequeno grupo mais adequado até ao lidar com a educação das suas crianças e evangelizar não-crentes, a obra é intransigente e minuciosa ao esclarecer o leitor de como um verdadeiro “santo” vive nos dias de hoje. O livro até inclui um “medidor de santidade” no fim de cada capitulo, em que o leitor é equiparado a vários personagens bíblicos e onde ele pode avaliar o seu progresso.
Mais que um “guia”, How to Be a Perfect Christian é um aviso desconcertante de uma forma de pensar elitista não muito diferente daquela dos fariseus do tempo de Jesus, que se encontra enraizada nos corações de muitos crentes nos dias que correm. Através da sátira subtil, os autores procuram apontar o dedo a práticas correntes que muitos tomam com leviandade, mas que advêm de uma perspetiva egocêntrica e arrogante. Muitos dos comportamentos “recomendados” pelo livro para o cristão “perfeito” – como, por exemplo, só ouvir música e ler livros considerados “cristãos” porque a música e os livros seculares são automaticamente obra do Diabo – revelam uma falta de maturidade na fé e, ao mesmo tempo, uma dependência nas obras e no mérito próprio; no entanto, este e outros comportamentos igualmente nocivos continuam a proliferar nas mentes de muitos crentes.
Provavelmente uma das melhores e mais originais obras de 2018, How to Be a Perfect Christian revela com iguais medidas de minúcia e humor que o cristão é perfeito aos olhos de Deus por mérito de Cristo, que uma vez imaculado se deu a si próprio para a salvação de todo o crente. São duzentas páginas que misturam habilmente diversão com introspeção – uma mistura que você não vai querer perder!
The Babylon Bee – EDITORA MULTNOMAH