TÍTULO

WHO'S AFRAID OF POST-MODERNISM?

AUTOR

JAMES K. A. SMITH

James K. A. Smith, um dos proeminentes nomes do pensamento cristão da atualidade, é professor de Filosofia, no Calvin College, instituição académica de renome, em áreas como as letras, a teologia e a ciência, onde lidera o Departamento de Teologia Reformada e Cosmovisão Gary and Henrietta Byker. Neste primeiro livro da série A Igreja e a Cultura Pós-Moderna, Smith demonstra a afinidade entre valores cristãos e as ideias dos filósofos franceses Derrida, Lyotard e Foucault.

NO ANO DE 1757 Robert-François Damiens foi executado pelo crime de regicídio. Foi a última pessoa em França a ser executada por desmembramento, para além de outras torturas que sofreu. É com o relato macabro desta execução que Foucault abre o argumento principal do seu livro Vigiar e Punir, Nascimento da Prisão, para explicar como a justiça foi mudando a forma de vigilância das pessoas e da punição de crimes ao longo de 100 anos, uma mudança para a qual ele olha com desconfiança e que o leva a criticar o suposto progresso obtido na modernidade.

É a partir das críticas que este e outros autores fazem à modernidade que James K. A. Smith constrói o seu argumento no livro Who’s Afraid of Postmodernism? Taking Derrida, Lyotard and Foucault to Church [Quem tem medo do Pós-Modernismo? Levando Derrida, Lyotard e Foucault à Igreja].

O livro começa com uma breve introdução sobre o que é o pós-modernismo e aquilo que podemos usar no pós-modernismo a favor da pregação do evangelho. Para isso, o autor auxilia-se de três filósofos pós-modernos, explicando as críticas principais que cada um faz à modernidade e mostrando qual é a aplicabilidade que elas têm para a igreja.

No final o argumento do livro é fechado e o autor explica aforte ligação que o pós-modernismo tem à idade média (pré-moderna) para defender uma igreja pós-moderna, ligada à tradição da igreja (a “fé viva dos mortos”), onde a comunidade molda o indivíduo através do louvor e da liturgia depurada ao longo dos séculos pelas comunidades cristãs. 

POR JOÃO TERESO
Estudante de Arquitetura

WHO’S AFFRAID OF POSTMODERNISM? TAKING DERRIDA, LYOTARD AND FOUCAULT TO CHURCH, DE JAMES K. A. SMITH, PUBLICADO NOS EUA POR BAKER ACADEMIC

FOTOS NESTA PÁGINA: BAKER ACADEMIC, A DIVISION OF BAKER PUBLISHING GROUP © 2017. USED BY PERMISSION

Christianity Today 2007 Book Award Winner
2006 Book of the Year Award, ForeWord Magazine
Word Guild 2007 Writing Award