TÍTULO

O VASO DE ALABASTRO

AUTOR

JORGE PINHEIRO

Numa original capa, onde o próprio autor enumera a razão de ser desta obra, e que textos fez questão de compilar, com vasta experiência em transmitir as suas reflexões, tanto como palestrante, como pelo correr da pena, o Dr. Jorge Pinheiro reuniu, nesta limitada edição da Letras d’Ouro, “o melhor”. 

Senhor de profundo conhecimento e apurado sentido crítico, agregou em torno da prosa que dá nome ao livro, O Vaso de Alabastro, uma coleção diversificada de conteúdos, sem aparente afinidade, excetuando a constante matriz bíblica que pauta a explanação das suas ideias.

O facto de vários capítulos reproduzirem intervenções do autor em conferências e seminários para o qual tem sido, por 40 anos, frequentemente solicitado, fomenta a multiplicidade de perspetivas e temas aqui condensados e que interessam a quem busca entender mais sobre fenómenos sociais e religiosos.

Jorge Pinheiro, aborda questões, por vezes fraturantes, mas fundamentadas, como o legado de Abraão; a comunhão interdenominacional; o choque cultural resultante dos fluxos migratórios; ou a Páscoa (“O importante não é quando celebrar a Ceia, mas sim celebrá-la e saber celebrá-la…”).

Em O Vaso de Alabastro, podemos finalmente conhecer a excelsa riqueza do “sapiencial bíblico” do autor quando versa sobre a Reforma de Lutero, a universalidade bíblica da História, a celebração da Ceia ou o significado do Natal. Intenso e agradável.  


O VASO DE ALABASTRO, DE JORGE PINHEIRO, PUBLICADO POR LETRAS D’OURO