“Este livro mostrará que a oração é tanto conversa quanto encontro com Deus. […] A oração é reverência e intimidade, luta e realidade.”
Timothy Keller,
in Oração

TÍTULO

ORAÇÃO

AUTOR

TIMOTHY KELLER

Com toda a sua mestria e a bondade própria de uma liderança congregacional com várias décadas, Tim Keller leva-nos a entender os pilares básicos de uma vida centrada na comunhão com Deus, através da oração. Sem dúvida que conseguiu abranger as diferentes vertentes sobre o assunto, num compêndio de leitura acessível a todos, cujo objetivo é levar cada um a uma conversa pessoal com Deus.

QUANDO EXISTE uma certa saturação de literatura sobre o assunto, eis que o autor nova-iorquino nos surpreende (ou talvez não) com a sua visão, e como ela deve ser exposta em livro para ajudar tantos que buscam uma eficácia plena nas suas vidas de meditação. Neste livro, ele apresenta o enquadramento histórico e teológico, com exemplos de como nomes referenciais do cristianismo e da literatura clássica, vivenciaram a sua intimidade com Deus, uma prática experiencial baseada nas Escrituras, e sugerindo uma metodologia de aplicação pessoal adaptada a cada um. Partilhando como figuras históricas deixaram testemunho das suas experiências diárias com Deus, de Agostinho a Martinho Lutero, mas também de um passado mais recente, como J.I. Packer ou C.S.Lewis, com as suas contribuições que enriquecem qualquer estudo sobre a vida de oração.

Keller leva-nos a questionar a forma, e os hábitos, como nos dirigimos a Deus, o momento apropriado, o ambiente adequando, a espera por resposta. Dedicando o capítulo 8 escalpelizando a Oração do Pai-Nosso, verso por verso, Keller ilustra bem cada um deles, e sublinha o que está implícito neste legado que Jesus nos deixou: a oração também deve ser pública, partilhada em comunidade. Citando, “A Oração do Senhor é uma síntese de todas as outras orações, fornecendo orientação essencial sobre ênfases e tópicos, sobre propósito e até espírito.”

Repleto de anotações, o que confere ao livro uma riquíssima mais-valia, onde Tim Keller inclui verdadeiros artigos, introduções a autores e obras de consulta e referência, e até a links online. Pode-se considerar um extra, um bónus incluído no preço, pois de outra forma o livro facilmente chegaria a 400 páginas!

Trata-se de um manual extremamente útil e prático, conduzindo o leitor a uma descoberta do deleite que constitui essa comunhão intima com Deus, constantemente alicerçada em fundamentos bíblicos, e sugestões práticas para atingir a plenitude dessa entrega incondicional.  


ORAÇÃO, DE TIMOTHY KELLER. PUBLICADO PELA EDITORA VIDA NOVA, SÃO PAULO