R O M A N C E
A história de Raabe tem tanto de fascinante quanto de intrigante. Ter sido um instrumento usado por Deus num dos episódios bíblicos com maior significado para o destino do Seu povo, a caminho da Terra Prometida, apesar de viver segundo padrões “inaceitáveis”.
Tessa Afshar faz um trabalho brilhante descrevendo os factos relatados, com extrema qualidade e detalhe da narração, devendo-se essa mestria à pesquisa das mais recentes descobertas antropológicas, em que a autora se baseou, transmitindo ao leitor uma clara visão dos tempos antigos.
Interessante a leitura de uma história conhecida, agora condimentada com as peripécias, costumes e rituais numa obra de ficção romanceada, no enquadramento social em que esta personagem bíblica viveu, a miséria familiar que levou o seu pai a vendê-la, a sua vida de pecado e de afirmação devocional.
Como uma prostituta pode ter tamanha importância para a obra de Deus, usando a sua imensa fé e astúcia para encobrir os dois espiões judeus na sua ida a Jericó, o que não apenas lhe salvou a vida e à sua família, como a colocou na linhagem de Cristo.