ONDE DIABO ESTÁ DEUS? – Richard Leonard

ONDE DIABO ESTÁ DEUS? – Richard Leonard

TÍTULO

ONDE DIABO ESTÁ DEUS?

AUTOR

RICHARD LEONARD

Richard Leonard Sj fala-nos, nesta obra, sobre a presença do sofrimento na vida humana e, também, sobre a bondade de Deus. Habitualmente, associamos a temática do sofrimento, colocando questões expressas através dos conceitos: de justiça, bondade, da presença ou ausência de Deus, e até sobre o Amor, na nossa vida, quando passamos por situações limite. Andamos, por vezes, muito tempo à procura de um sentido mais profundo e apaziguador para aquilo que não compreendemos, que não aceitamos, que nos ultrapassa quando somos “abraçados” pela dor, pelo sofrimento pessoal, ou de quem nos é muito querido.

O AUTOR introduz-nos o tema a partir da sua experiência pessoal, e da forma como teve de “lutar corpo a corpo com uma tragédia familiar”: sua irmã Tracey que sofreu um acidente de automóvel e ficou quadriplégica (com cerca de 28 anos). Esta tragédia obrigou o autor a confrontar-se com os limites da condição humana, sugerindo “sete passos [serão desenvolvidos e explanados ao longo da obra] para a sanidade espiritual, quando somos tentados e cedemos à tentação de perguntar:
«Onde diabo está Deus?»
1. Deus não envia, diretamente, dor, sofrimento e doença. Deus não nos castiga.
2. Deus não envia acidentes para nos ensinar coisas, embora nós possamos aprender com eles.
3. Deus não quer terramotos, inundações, secas ou outros desastres naturais. A oração pede a Deus que nos mude para mudarmos o mundo.
4. A vontade de Deus manifesta-se mais na totalidade de uma situação do que nos seus detalhes.
5. Deus não precisava do sangue de Jesus. Jesus não veio apenas «para morrer», mas Deus usou a sua morte para anunciar o fim da morte.
6. Deus criou o mundo que é menos que perfeito, e no qual o sofrimento, a doença e a dor são realidades; se assim não fosse, estaríamos no Céu. Alguns desses problemas somos nós que os provocamos a nós mesmos, e culpamos a Deus.
7. Deus não quer acabar connosco.”
Para Richard Leonard, a elaboração desta obra “ajudou[-o] a guardar a fé num Deus de amor, enquanto caminhava no «vale das lágrimas» e na «sombra da morte».” Assim, consideramos que este livro poderá ser um instrumento fundamental para ajudar quem, na vida, passe por experiências de sofrimento profundo.


POR AGOSTINHO FARIA, USADO COM PERMISSÃO. PUBLICADO EM WWW.IMISSIO.NET, EXCERTOS EXTRAÍDOS DE ONDE DIABO ESTÁ DEUS?, DE RICHARD LEONARD, PUBLICADO POR PAULINAS EDITORA, LISBOA