<body> <table border="0" width="180" cellspacing="0" cellpadding="0"> <tr> <td width="180" align="left" colspan="2" valign="bottom"> <p style="margin-top: 0; margin-bottom: 0px"><font face="Montserrat" size="1">TÍTULO</font></td> </tr> <tr> <td width="180" align="left" colspan="2" valign="top"> <p style="margin-top: -2px; margin-bottom: 2px"><b> <font face="Montserrat" size="2">O PEREGRINO</font></b></td> </tr> <tr> <td width="180" align="left" colspan="2"> <font face="Montserrat" size="1">AUTOR</font></td> </tr> <tr> <td width="180" align="left" colspan="2"> <p style="margin-top: -2px; margin-bottom: 2px"><b> <font face="Montserrat" size="2">JOHN BUNYAN</font></b></td> </tr></table> </body>

Numa louvável edição nacional, na nossa língua materna, com um formato de letra acima do comum, ideal para quem já lê com dificuldade, surge agora em Portugal a nova versão de “O Peregrino”, a monumental obra de John Bunyan, um dos livros mais lidos depois da Bíblia. O pioneirismo desta produção levou a BIBLION a adotá-lo como o primeiro livro incluído no “QUIOSQUE DA PALAVRA”, projeto que visa proporcionar leitura de baixo custo a todos.

O livro conta a odisseia contemplativa de Cristão e a sua determinação em se manter fiel a Deus, apesar dos obstáculos e tentações que se lhe deparavam no caminho para alcançar a salvação em Jerusalém (Cidade Celestial). O cenário imaginativo de Bunyan, de uma originalidade única, é o fator de maior atratividade que, geração após geração, século após século, mantém os leitores atentos aos passos do protagonista.

Escrito enquanto o autor se encontrava detido, enfrentando uma longa e injusta pena, por pregar as Boas Novas sem permissão das autoridades. Bunyan manteve-se irredutível na defesa das suas convicções, recusando a liberdade, que lhe foi proposta em troca das suas atividades evangelísticas.

A sua singular narrativa confere-lhe um lugar destacado entre as obras de maior importância em toda a História, fazendo parte dos “25 Livros que Todo o Cristão Deveria Ler” (ver págs. 20-21). O paralelismo com o contexto bíblico, integrando figuras do Livro Sagrado, nomeadamente Jesus, transmite-nos fielmente um conhecimento doutrinário notável. Os personagens criados por Bunyan simbolizam diferentes identidades, comuns no nosso quotidiano, e essa “modernidade” permite que este seja um livro sempre útil, ajudando os que prosseguem a sua caminhada, enfrentando as contrariedades da vida, mas sempre focados em atingir a sua meta: a Cidade Celestial!  


O PEREGRINO, DE JOHN BUNYAN, PUBLICADO EM PORTUGAL PELA DIKAION