TÍTULO

O PEREGRINO

AUTOR

JOHN BUNYAN

Numa louvável edição nacional, na nossa língua materna, com um formato de letra acima do comum, ideal para quem já lê com dificuldade, surge agora em Portugal a nova versão de “O Peregrino”, a monumental obra de John Bunyan, um dos livros mais lidos depois da Bíblia. O pioneirismo desta produção levou a BIBLION a adotá-lo como o primeiro livro incluído no “QUIOSQUE DA PALAVRA”, projeto que visa proporcionar leitura de baixo custo a todos.

O livro conta a odisseia contemplativa de Cristão e a sua determinação em se manter fiel a Deus, apesar dos obstáculos e tentações que se lhe deparavam no caminho para alcançar a salvação em Jerusalém (Cidade Celestial). O cenário imaginativo de Bunyan, de uma originalidade única, é o fator de maior atratividade que, geração após geração, século após século, mantém os leitores atentos aos passos do protagonista.

Escrito enquanto o autor se encontrava detido, enfrentando uma longa e injusta pena, por pregar as Boas Novas sem permissão das autoridades. Bunyan manteve-se irredutível na defesa das suas convicções, recusando a liberdade, que lhe foi proposta em troca das suas atividades evangelísticas.

A sua singular narrativa confere-lhe um lugar destacado entre as obras de maior importância em toda a História, fazendo parte dos “25 Livros que Todo o Cristão Deveria Ler” (ver págs. 20-21). O paralelismo com o contexto bíblico, integrando figuras do Livro Sagrado, nomeadamente Jesus, transmite-nos fielmente um conhecimento doutrinário notável. Os personagens criados por Bunyan simbolizam diferentes identidades, comuns no nosso quotidiano, e essa “modernidade” permite que este seja um livro sempre útil, ajudando os que prosseguem a sua caminhada, enfrentando as contrariedades da vida, mas sempre focados em atingir a sua meta: a Cidade Celestial!  


O PEREGRINO, DE JOHN BUNYAN, PUBLICADO EM PORTUGAL PELA DIKAION