GIVING IT ALL AWAY… AND GETTING IT ALL BACK AGAIN

TÍTULO

GIVING IT ALL AWAY... AND GETTING IT ALL BACK AGAIN

AUTOR

David Green com Bill High

Que poderá, o 234º multimilionário mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em mais de seis mil milhões de dólares, ensinar-nos sobre como viver generosamente? Talvez um artigo de 2012 da revista americana Forbes ajude a entender quando começa por referir que “David Green insiste que Deus é o verdadeiro dono” da sua empresa, a Hobby Lobby.

GREEN CONDUZ A SUA vida segundo os preceitos bíblicos, aplicando-os na sua vida empresarial, e é essa experiência de quase 50 anos que desejou partilhar neste livro com um extenso título – “Giving it all away… and getting it all back again” (trad. “Dando tudo… e recebendo tudo de volta”), tal como a catadupa de exemplos aqui expressos. Do arranque com um empréstimo de seiscentos dólares, na cozinha, com os filhos a produzir pequenas molduras, por sete cêntimos a peça, à aplicação da sua “parceria” com Deus na condução das suas decisões do dia-a-dia, fazendo de cada situação uma oportunidade para dar, disfrutando da riqueza de receber de volta.
Mas não só relata os desafios com a gestão diária dos negócios, mas também da sua intervenção social, como o célebre caso Burwell vs. Hobby Lobby que chegou ao Supremo Tribunal americano, quando o governo federal ordenou que as empresas fornecessem medicamentos contracetivos às funcionárias, o que contrariava as convicções religiosas da família Green. A multa diária superior a um milhão de dólares não os intimidou, a perda do processo significaria o fim da empresa e o desemprego de 32 mil pessoas, e avançaram para uma batalha judicial que no fim, em 2014, acabou dando razão a Green, excetuando-a de cumprir a determinação governativa.
O livro reflete um conjunto de lições que David aprendeu, o legado tangível, mas sobre-maneira o intangível, que a vida lhe permitiu beneficiar, não pela busca de riqueza material, mas de graça divina. Filho de um pastor, David cedo absorveu o caráter generoso personificado na vida de seus pais, pois apesar de os recursos financeiros serem escassos tinham sempre algo para partilhar.
Ao longo da sua extensa vida empresarial e filantrópica, e embora continue liderando o império de artigos decorativos, tem-se envolvido em projetos de significativo impacto na sociedade. David Green apela «ao sentido de urgência no que respeita às prioridades de Deus sobre os recursos que nos foram dados». A família Green não só tem assegurado uma legado financeiro sustentável, como segue as diretrizes bíblicas para abençoar outros, contribuindo para propagar a Palavra de Deus a todas as pessoas.
Nesse espírito, nasceram vários empreendimentos cujo legado familiar, se bem que pouco expressivo, tem uma envergadura singular, como o suporte cooperativo Every Tribe Every Nation, que visa acelerar e coordenar as diferentes traduções da Bíblia, implementando um sistema padronizado de desenvolvimento de conteúdos digitais, assente numa credível biblioteca bíblica digital. A App da Bíblia, da YouVersion (ndr: apresentada na edição anterior da Biblion), beneficia grandemente deste conjunto de iniciativas agregando o maior repositório digital de versões e traduções da Bíblia, incluindo o português.
Outro grandioso compromisso que os Green têm desenvolvido prende-se com o inovador Museu da Bíblia (ndr: também apresentado na última edição), com abertura ao público em Novembro, composto pelo maior acervo de Bíblias do mundo, com o objetivo de contar a narrativa, a história e o impacto da Bíblia.

 


GIVING IT ALL AWAY… AND GETTING IT ALL BACK AGAIN, DE DAVID GREEN. PUBLICADO
POR ZONDERVAN, GRAND RAPIDS, MI – EUA