BIOGRAFIA: O JOVEM QUE ABALOU O MUNDO – CYRIL DAVEY

POR DANIEL GOMES

Cyril Davey perpetua o grande legado deixado
pelo Pai da Reforma Protestante em O Jovem que
Abalou o Mundo, uma pequena obra de ficção
baseada na vida de Martinho Lutero.

Quem foi Lutero? Porque é que ele se revoltou contra a Igreja Católica? Como é que ele ganhou a proteção do Príncipe-eleitor da Saxónia, Frederico o Sábio? As respostas a estas e outras perguntas estão no livro de Cyril Davey, O Jovem que Abalou o Mundo, um olhar romantizado sobre a vida e os feitos de Martinho Lutero.

Da infância de Lutero na Saxónia ao seu casamento com Catarina de Bora, o livro explora a vida do monge alemão, abordando os eventos mais importantes na vida de Lutero e as razões por trás dos mesmos. Davey é particularmente eficiente em mostrar isto, apresentando um cenário persuasivo da  viagem de Lutero desde o Catolicismo até à reforma. Ao revelar ao leitor uma Alemanha fragmentada que tem dificuldade em lidar com as políticas de Roma, o autor  providencia uma estrutura sólida para a ascensão do Protestantismo de Lutero, estrutura essa que reconhece  tanto as motivações políticas da Reforma como as religiosas.

Davey também demonstra grande habilidade em usar o diálogo na sua obra. As conversas entre personagens parecem bem estabelecidas e coerentes com o enredo e a localização da história, enriquecendo uma mistura de realidade e ficção poderosa por si só. O autor é capaz de atribuir a estes personagens um carácter apropriado, que se revela de forma mais fiel através das interações verbais.

Juntamente com um diálogo credível, as descrições ponderadas e as transições suaves de Davey tornam esta obra num achado preciosíssimo. Embora tenhamos de ser criteriosos quanto à licença poética exercida pelo autor, O Jovem que Abalou o Mundo demonstra ser um testemunho curioso e cativante da vida de Lutero. A sua mistura impressionante de factos históricos com elementos de ficção tornam a obra tão interessante como é didática. Apesar de ter sido ignorado, este é um livro para ser lido, tanto como uma obra biográfica como um exemplo de boa escrita, por todos aqueles que querem conhecer Lutero o melhor possível.


NOVAS DE ALEGRIA