UM TESTEMUNHO DE FÉ NO MEIO DA SELVA NOVA-IORQUINA
O legado de David Wilkerson é absolutamente inegável. O programa de intervenção e reabilitação de toxicodependentes que este evangelista fundou – o Desafio Jovem – estende-se hoje por mais de cem países, com mais de 1.400 centros de recuperação em todo o mundo. Mas como é que tudo começou? A Cruz e o Punhal dá-nos a resposta.
O Reverendo David Wilkerson foi uma figura marcante da igreja pentecostal na luta contra a toxicodependência e na propagação do evangelho, arriscando tudo – até a sua própria vida – para trazer esperança e mudança aos bairros mais perigosos de Nova Iorque. Assim, é com grande surpresa que constatamos a situação confortável em que Wilkerson se encontrava antes do seu chamado nova-iorquino: A Cruz e o Punhal apresenta-nos David e Gwen Wilkerson, um jovem casal ministrando uma pequena comunidade na pacata vila de Phillipsburg, em Pensilvânia. Nenhum dos dois podia prever o quanto as suas vidas iriam mudar quando David ouviu a voz do Senhor após ler sobre o julgamento de sete menores, todos membros de um gang nova-iorquino. “Vá até Nova Iorque e ajude estes meninos.” A tarefa que Deus incumbia a David parecia quase surreal. Como é que ele ia ajudar estes jovens da grande cidade, sendo ele já o pastor de uma igreja bem distante de Nova Iorque, com esposa e família para sustentar? E no entanto, a voz persistia. O plano de Deus era bem real, e ia mudar a vida de David para sempre.
É assim que começa uma série de eventos espantosos – muitos dos quais até poderiam ser apelidados de “milagres” – que se desenrolam nesta tremenda odisseia de evangelismo. O leitor é transportado para a “Big Apple” do início dos anos 60 – uma metrópole já naquela altura dividida e fragilizada pela pobreza, discriminação, violência e sobretudo pelas drogas. David Wilkerson embarca numa verdadeira cruzada contra o flagelo da toxicodependência e do crime juvenil resultante da mesma, armado não com espadas mas com amor e fé. É esta fé tão firme e inabalável que leva David a conquistar os corações de muitos menores ligados ao vício e às quadrilhas, partilhando com eles a mensagem de esperança e de amor incondicional que só podem ser encontrados em Jesus, e trazendo muitos a conhecer o Cristo redentor.
Ao fim de poucos anos de ministério nos bairros mais empobrecidos da cidade de Nova Iorque, Wilkerson fundou o primeiro centro do Desafio Jovem, um lugar na cidade onde todos os adolescentes, independentemente de afiliações com gangues ou problemas com narcóticos, são bem-vindos. O centro tornou-se no quartel-general de uma mobilização pouco comum de jovens cristãos – alguns deles ex-membros de quadrilhas – que todos os dias saíam para as ruas dos piores bairros de Nova Iorque em busca de outros jovens como eles, cujas vidas tinham sido arruinadas pelo crime e pelas substâncias e que precisavam de ser transformadas urgentemente. O livro termina com Wilkerson falando da expansão do Desafio Jovem para Chicago, ciente de que “o Espiríto Santo é o responsável” e que, enquanto assim for, o trabalho do Desafio Jovem continuará a ser realizado.
A Cruz e o Punhal é sem dúvida um dos testemunhos de fé mais impressionantes de sempre, relatando fielmente a dureza dos bairros nova-iorquinos e a angústia de Wilkerson nos momentos em que nada parece correr de feição. A sua mensagem de confiança e graça já levou muitos por todo o mundo a seguirem as pisadas do seu autor, e confere a esta obra um valor absolutamente inestimável.
David Wilkerson, com John & Elizabeth Sherrill – EDITORA BETÂNIA