AUTORA DA SÉRIE “A CASA NA PRADARIA”

B6

EM PROL DA LEITURA
EM PROL DA LEITURA

TÍTULO

THE WORLD OF LAURA INGALLS WILDER

AUTOR

MARTA MCDOWELL

THE WILDER TRAIL – PELA PRADARIA AMERICANA

Quem não se recorda da série A Casa na Pradaria, que contava a história de uma família de colonos que, em pleno séc. XVIII, percorria os novos territórios do Midwest Americano em busca de sustento e prosperidade? Na verdade, a dureza da época era tal que a aventura se cingia a uma permanente luta pela sobrevivência.

COMEMORANDO O 150º aniversário do nascimento de Laura Ingalls Wilder, a filha do meio do casal Ingalls, Marta McDowell, que leciona paisagismo histórico e horticultura no New York Botanical Garden, efetuou uma exaustiva pesquisa entre materiais da época e atuais, documentos e anotações originais, fotografias e ilustrações, elaborando numa única obra o trilho percorrido pelos Ingalls e o património arbóreo desenvolvido em cada local.
Percorrendo vários estados americanos, a partir dos bosques do Wisconsin, passando pelo norte do estado de Nova Iorque, os territórios Índios do Kansas, os riachos de Iowa e Minnesota, as pradarias do Dakota do Sul, até às Grandes Planícies e à cordilheira das Ozarks, no Missouri. Trata-se de uma verdadeira peregrinação pelos locais-santuário da autora de Little House in the Prairie (A Casa na Pradaria).
Ao longo do livro, a autora, especialista em jardinagem, descreve exaustivamente cada etapa da vida de Laura, tanto na infância como se vê na série televisiva como já na vida adulta, sempre com o tema da cultura agrícola, da botânica e do trabalho rural em fundo, profusamente ilustrado com imagens, mapas, desenhos. Chega mesmo a dedicar um breve capítulo sobre como criar um jardim replicado dos vários que Laura descreveu nos seus escritos, tenha o leitor um pequeno canteiro na marquise ou uma fazenda com vários hectares.
A segunda parte da obra é dedicada à sugestão de uma visita guiada pelas regiões que fizeram parte dos noventa anos de vida de Laura, que ela visitava regularmente com o marido, Almanzo, com propostas de atrações “verdes” apropriadas para quem partilha do estilo de vida “tin can tourist” (turista em lata), ou seja, os entusiastas de percorrer longas viagens de carro. Um itinerário preparado para para adeptos da vida ao ar livre que ela tanto apreciava, os campos, flores e plantas, as suas casas e quintas.
Recomenda-se ao turista que retire o devido tempo para se aventurar na natureza, observando não só a flora local, como animais, pássaros, a paisagem. McDowell tem em conta o significado de cada destino na vida de Laura Ingalls, para oferecer alternativas para maravilhosos passeios através do Wilder Trail – o trilho que Laura nos deixou em legado através da sua obra literária.


PAULO SÉRGIO GOMES

THE WORLD OF LAURA INGALLS WILDER, DE MARTA MCDOWELL. PUBLICADO POR TIMBER PRESS,