ENTENDENDO QUESTÕES DA TEOLOGIA EVANGÉLICA

TÍTULO

ACROSS THE SPECTRUM

AUTOR

GREGORY A. BOYD & PAUL R. EDDY

Nos últimos sete anos, tive o privilégio de estudar numa escola Baptista e numa universidade das Igrejas de Cristo; estas são duas denominações que, apesar de certas parecenças, diferem bastante em certos aspectos teológicos. Tive também o privilégio de estar em igrejas de outras denominações, incluindo igrejas que não se afiliam com nenhuma denominação em concreto.

DURANTE ESTES ANOS fui exposto às mais diversas ideias e doutrinas responsáveis pelos profundos contrastes no meio cristão protestante. No entanto, sinto que em todos estes anos, a forma como fui exposto a estas ideias não era objectiva. De facto, muitas destas ideias foram-me apresentadas de um ponto de vista parcial: eu ouvi (e ainda ouço) tanto professores como oradores enaltecerem uma determinada resposta a um problema maior que o próprio entendimento do ser humano, descredibilizando quaisquer outras hipóteses existentes.

Talvez o leitor possa achar isso completamente normal, porém eu creio que essa atitude está longe de ser apropriada no meio cristão. Ou talvez o leitor concorde que, na realidade, existem certos temas que estão fora da nossa total compreensão, dada a nossa limitada condição como seres humanos. Talvez o leitor também tenha em conta o facto de estes serem temas que inúmeros teólogos, filósofos, comuns mortais e outros que tais têm estudado e discutido diligentemente durante muitos, muitos séculos – temas que, até hoje, mantêm os cristãos divididos (e não somente os evangélicos) e incapazes de chegar a uma conclusão definitiva, absoluta, e unificadora. Ainda assim, há vozes que procuram converter os demais ao que supostamente são as respostas certas a estas perguntas divisórias.

É neste aspecto que Across the Spectrum se distingue de tudo o que tenho lido ou ouvido acerca destes assuntos. Neste livro, Gregory Boyd e Paul Eddy levam a cabo a enorme tarefa de apresentar cada tema e cada solução de uma forma imparcial. Como é que eles fizeram isso? Da melhor maneira possível, na minha perspectiva. Em vez de falar apenas de uma ideia e comparar os prós e contras, ou até mesmo chegar a denegrir outras opiniões igualmente viáveis em favor daquela que defendem, Boyd e Eddy tomam cada ideia e doutrina relevante como se fossem suas. Com um brio quase inigualável, a dupla expõe os assuntos mais debatidos na atualidade como a interpretação da criação, os dons de espírito, o juízo final e o papel das mulheres no ministério. Os autores examinam as teorias mais populares sobre cada um destes assuntos, descrevendo em detalhe as teorias em questão, os argumentos bíblicos e não-bíblicos que defendem essas teorias e as respostas a objeções levantadas contra as mesmas. É absolutamente fascinante ver os mesmos autores reconhecerem as várias conjecturas com o mesmo ardor. É também uma experiência igualmente enriquecedora, que nos dá o poder de decidir, por nós próprios, as respostas que fazem mais sentido – decisões feitas com base em apologias rigorosíssimas, de autores que respeitam a diversidade de opiniões no mundo cristão.

Across the Spectrum é, para mim, um livro imprescindível no que toca a perceber as diferentes opiniões que prevalecem na teologia cristã e o porquê delas prevalecerem. É também um excelente exemplo de objectividade (ainda que de uma forma um pouco original) e de boa escrita, uma combinação que nem sempre é fácil de encontrar. Apesar de ainda não haver uma tradução na língua portuguesa, é um livro que vivamente recomendo a todos os que souberem ler em inglês. BluMarkB15X23

POR DANIEL GOMES

ACROSS THE SPECTRUM, DE GREGORY A. BOYD & PAUL R. EDDY, PUBLICADO NOS EUA POR BAKER ACADEMIC

FOTOS NESTA PÁGINA: BAKER ACADEMIC, A DIVISION OF BAKER PUBLISHING GROUP © 2017. USED BY PERMISSION