DOIS LIVROS, UM AUTOR

BIBLION 4

MAIS LEITURA

TÍTULO

DONS ESPIRITUAIS & TOUGH TOPICS

AUTOR

SAM STORMS

Não é hábito meu dar maior relevância ao nome do autor do que aos seus livros quando escrevo um artigo. Defendo, como sempre defendi, que o conteúdo das obras vale muito mais que a boa fama de quem as escreve, e por essa razão sou várias vezes desafiado a rever livros cujos autores têm pouca ou quase nenhuma expressão no panorama literário português (penso que um exemplo seria o artigo que escrevi na edição n°2 da Biblion sobre o livro O Fim da Pobreza, de Aaron Armstrong).

PORÉM SAM STORMS, pastor da Bridgeway Church em Oklahoma City, EUA, é uma pequena exceção por duas razões: primeiro, porque os seus livros (muitos deles de uma vertente teológica) são riquíssimos em conteúdo que por sua vez nos enriquece. Segundo, porque eu já sabia que assim seria mesmo antes de pegar nos livros que serão abordados neste artigo. A impressão que Sam Storms deixou em mim a partir do púlpito de Bridgeway é que, acima de ser um pastor e um líder, Storms é um teólogo viciado (no bom sentido) na Palavra de Deus, sendo essa uma das suas características que mais sobressaem nas suas pregações e nos seus livros, e pela qual eu tenho o maior apreço pelo trabalho do Sam.
Foram estas as razões que me levaram a escrever um artigo sobre duas obras magníficas de Storms. A primeira chama-se Tough Topics – Biblical Answers To 25 Challenging Questions (ou seja, “Tópicos Duros – respostas bíblicas a 25 questões com as quais temos dificuldade em lidar”), um livro em que Storms apresenta argumentos bíblicos em resposta às maiores questões com que se debateu nos seus mais de quarenta anos como pastor. De entre os temas abordados estão a salvação, os dons do espírito, os seres sobrenaturais (isto é, os anjos e os demónios, incluindo Satanás), legalismo na igreja e a omnisciência de Deus. Com a sua vasta experiência e o seu conhecimento das Escrituras e da teologia que se formou a partir das mesmas, Sam Storms procura abrir a mente do leitor a diferentes perspectivas mais do que simplesmente a fornecer soluções às nossas dúvidas. Os seus argumentos são apoiados pela interpretação de diversas passagens bíblicas – tanto na linguagem de hoje como na linguagem original, seja ela hebraico, aramaico, ou grego – assim como pela introdução de trechos escritos por outros autores que estão relacionados com o tema em questão, sendo Wayne Grudem, professor de teologia nos EUA, um dos autores mais citados por Storms em Tough Topics. (O leitor poderá encontrar um artigo sobre uma das mais recentes obras de Wayne Grudem, A Pobreza das Nações, na versão interativa desta edição da Biblion!).
O segundo livro de Storms que tive o privilégio de ler chama-se Dons Espirituais: Uma Introdução Bíblica, Teológica e Pastoral. O livro fala dos diversos dons do espírito mencionados no Novo Testamento e que estão fortemente ligados às congregações carismáticas e pentecostais. Aqui o autor argumenta que os dons do espírito são para hoje tal com eram nos dias dos Apóstolos, que não estão restritos a um grupo selecto de pessoas e que não há dons mais espirituais que outros. Com base nas epístolas de Paulo e em experiências pessoais e de terceiros, Storms reflete nos dons de cura, fé, profecia, sabedoria e conhecimento, e o falar em línguas. O livro desmistifica o sensacionalismo em volta destes dons, apelando à Palavra para demonstrar que a obra do Espírito Santo através dos crentes é o verdadeiro dom de Deus, que se manifesta nos seus filhos das mais diversas maneiras, incluindo as mais incomuns e incompreendidas pelo ser humano. Dons Espirituais (na versão original, The Beginner’s Guide to Spiritual Gifts) é um livro repleto de argumentos persuasivos e histórias marcantes, que habilmente justifica o poder de Deus através do seu povo.
Para terminar, gostaria de sugerir ao leitor que leia estas duas obras com tempo e paciência. Por vezes a complexidade do raciocínio de Storms e a linguagem utilizada podem ser difíceis de digerir, especialmente quando aliados a temas igualmente difíceis de compreender. No entanto, estas são obras cruciais no desenvolvimento de uma mente e de um coração que buscam pela verdade, e merecem um pequeno esforço extra da nossa parte para serem lidas e entendidas. 
BluMarkB15X23

POR DANIEL GOMES

DONS ESPIRITUAIS, DE SAM STORMS. PUBLICADO PELA EDITORA VIDA NOVA, SÃO PAULO
TOUGH TOPICS, DE SAM STORMS. PUBLICADO PELA CROSSWAY, WHEATON, IL – EUA