A EPOPEIA DA BÍBLIA IMPRESSA

TÍTULO

O APRENDIZ DE GUTENBERG

AUTOR

ALIX CHRISTIE

Antes de ser escritora, Alix Christie especializou-se na arte de tipografia. Cinco séculos antes, um evento mudou a história, tornando possível a produção do Livro Sagrado, como nunca antes. Não foi um caminho fácil para Johann Gutenberg, e é esse caminho que Christie, na sua primeira obra, expõe de uma forma atrativa e interessante, através de um novo personagem, raramente associado ao nascimento da impressão, e da reprodução da Bíblia – Peter Schoeffer.

A FASCINANTE HISTÓRIA da primeira Bíblia impressa por Gutenberg, é pela primeira vez abordada sob o ponto de vista de quem sabe do métier.

Alix Christie nasceu no seio de uma família de artistas no ofício da reprografia, e desde cedo, ainda adolescente, se notabilizou no domínio de prensas e carateres fundidos. O curso de jornalismo, o domínio do alemão e do francês, e o casamento com um germânico que a levou a viver 5 anos em Berlim, contribuíram para o interesse em Gutenberg, um dos homens mais importantes da História.

No entanto, foi em Nova Iorque, com a descoberta de um manuscrito sobre a vida de Peter Schoeffer, um escritor quase desconhecido, que se acredita seja o génio por trás da edição dos primeiros livros, que se deu o click. A Gutenberg e Fust, juntava-se agora a peça que faltava no puzzle para contar uma história nunca antes escrita – a do próprio Peter, que deixou uma vida bem sucedida no centro cultural do mundo medieval, Paris, para se tornar no Aprendiz de Gutenberg.

Obrigado pelo pai adotivo, Johann Fust, um abastado comerciante de livros, e investidor no revolucionário projeto de Gutenberg, pretendia que Peter aprendesse tudo o que este lhe pudesse ensinar nesta arte desconhecida. Embora ressentido por ter de abdicar da carreira nas letras, Schoeffer parte para Mainz a fim de conhecer essa figura transcendente – Johann Gutenberg.

Um dos mais importantes acontecimentos da história Ocidental, ricamente imaginado, emocionalmente forte e espetacularmente convincente.

HARPERCOLLINS, Canadá

Enquanto o inventor, criava um complexo e revolucionário método para a produção de livros, a máquina de impressão, Peter desenvolvia a sua capacidade, tornando-se também admirador do pai da tipografia, e aliando-se a ele para vencerem os obstáculos que teriam de enfrentar, tanto pelas adversidades mecânicas como pela oposição da Igreja Católica. Era o preço a pagar para levar adiante essa majestosa odisseia de reproduzir cópias da Bíblia Sagrada.

É essa notável e empreendedora façanha que Christie nos descreve neste livro, a merecer leitura cuidada por quantos se deixam fluir num enredo entusiasmante, e ao mesmo tempo com um forte simbolismo histórico. BluMarkB15X23


O APRENDIZ DE GUTENBERG, DE ALIX CHRISTIE. PUBLICADO PELA EDITORA SAÍDA DE EMERGÊNCIA, LISBOA