DIA-A-DIA, O ANO INTEIRO

B6

EM PROL DA LEITURA
EM PROL DA LEITURA

O DESAFIO DE AMAR
STEPHEN E ALEX KENDRICK

Do filme Prova de Fogo, um êxito da cinematografia cristã com um significativo impacto a nível global, surgiu a série de livros devocionais O Desafio de Amar, especialmente dedicados, tal como o filme, a casais enfrentando crises no casamento.
Trata-se de um os melhores instrumentos para restauração de relacionamentos, de confiança e união entre marido e mulher. Não se trata de mudar o parceiro para que seja o que desejamos, mas sim aprender a amar verdadeiramente. Mais do que sentimento, amar é também uma decisão.
Estruturado para ser seguido em conjunto pelo casal, ao longo de 40 dias, com três elementos diários. Em cada dia propõe-se uma sã discussão sobre uma faceta do amor, um desafio para o casal se entregar dedicadamente, terminando com um espaço para anotar o que estão a aprender do estudo, como estão reagindo aos desafios, como cada um evolui no programa.
Ouse amar, incondicionalmente! 
 


O DESAFIO DE AMAR, DE STEPHEN E ALEX KENDRICK. PUBLICADO POR BV BOOKS – BRASIL

ADVENT FOR EVERYONE
N. T. WRIGHT

Uma Viagem com os Apóstolos, é este o subtítulo dado por N. T. Wright a um devocional especificamente direcionado para a época do Advento, quatro semanas de leitura diária seguindo a própria reflexão do autor, ajudando o leitor a entender a preparação para o nascimento de Jesus.
O Advento, de “vinda”, refere-se à chegada de Jesus, e os cristãos vivem na esperança da segunda vinda de Cristo. O autor, qual mestre, que é, do ensino teológico escreveu este breve devocional com o objetivo de instruir os seguidores de Cristo, a personificarem, como ele apelida, a comunidade do Advento (não confundir com “adventista”). Wright elaborou esta obra no propósito de que os crentes sejam “luz num mundo de trevas, gente de esperança em tempos e locais de desespero.”
Advent for Everyone (O Advento para Todos) não é uma devocional comum, de leitura breve, com oração. A sua estrutura requer a dedicação de um tempo diário suficiente para o estudo da transposição que o próprio N. T. Wright faz do excerto bíblico selecionado, bem mais do que um breve versículo. Como é seu timbre, a escrita de Wright é sempre rica em simplificar a prosa, facilitando o seu entendimento.
Semanalmente, é dada atenção a um dos temas da época: ação de graças, paciência, humildade e alegria. Cada segmento diário termina desafios ao leitor para introspeção reflectiva, ou para discussão em grupos de estudo bíblico. Muito recomendável para “pessoas que seguem Jesus.”.


ADVENT FOR EVERYONE, DE N. T. WRIGHT, PUBLICADO POR WJK PRESS – EUA

O SOPRO DA VIDA INTERIOR
JOAN CHITTISTER

A premiada autora Joan Chittister, freira beneditina norte-americana, é hoje um dos nomes mais procurados, tanto seja pelos seus livros, marcados pela ênfase na oração, como pelo seu ministério como oradora de reputação mundial.
Realmente O Sopro da Vida Interior, publicado em Portugal pela Paulinas Editora, inclui dois livros: O Sopro da Alma e A terna misericórdia de Deus. Enquanto o primeiro é composto de quarenta e duas reflexões sobre o tempo passado com Deus, ajudando-nos a adquirir as corretas “atitudes que nos preparam para a oração”, o segundo
Em  , a autora baseia cada texto numa frase de antigos mentores espirituais, de Juliana de Norwich a Francisco de Assis, conferindo-lhe depois o seu cunho pessoal, complementando com uma menemónica diária, para ser inculcada mentalmente, terminando com uma porção das Escrituras. Sugere a autora que seja lido de forma aliatória, segundo o interesse que tiver sobre cada tema.
Na segunda parte, mais pequena, reflete-se sobre o perdão, onde se abordam ainda temas como a culpa e a cura. Justifica-se, segundo o editor, este “dois em um”, possibilitando “um olhar mais amplo à obra global da autora, e que convida a um caminho espiritual maturado.”
O Padre Tolentino Mendonça destaca Chittister como sendo um escritora relevante para quantos buscam inspiração e espiritualidade, “como no seu tempo foi Thomas Merton [ndr: ler o artigo na pág. 29] ou, mais recentemente, Henri Nouwen [ndr: ler o artigo na pág. 20]
 


O SOPRO DA VIDA INTERIOR, POR JOAN CHITTISTER, PUBLICADO POR PAULINAS EDITORA, LISBOA

DAILY POWER
CRAIG GROESCHEL

Para começar bem o dia, combatendo a letargia matinal, nada melhor do que uma leitura bem disposta e estimulante. Melhor ainda quando o autor coloca uma ênfase especial na motivação para encarar a jornada. Craig Groeschel já nos habituou às suas dinâmicas inovadoras, e desta vez surpreende por fazê-lo também através de um formato que desconhecíamos nele – o devocional. Apesar de a leitura matinal aconselhar ao recato, à meditação tranquila, com Daily Power isso é possível enquanto lemos o versículo bíblico com que se inicia este tempo com Deus.
Passando ao texto diário de Groeschel, a “potência” dos seus argumentos, das suas palavras de encorajamento, de nos retirar das profundezas do desalento para nos elevar ao topo do fortalecimento humano, torna esta prática diária num “ginásio espiritual”.
Vemos que se trata de um projeto devocional bem estruturado, com mensagens apropriadas ao dia, o que nem sempre acontece com outros projetos que incluem mensagens aleatórias sem correspondência à ocasião (ex: Dia de Ano Novo, Natal, Ação de Graças).
E para acabar a sessão, com um “push” extra, o Power Lift (trad: Incremento de Energia), Craig coloca o leitor a falar “olhos-nosolhos” com Deus, potenciando a nossa atitude com a confiança e dependência em Cristo necessárias para todo o dia.


DAILY POWER, POR CRAIG GROESCHEL, PUBLICADO POR ZONDERVAN

SOBRE VIVER
UM PROVÉRBIO PARA CADA DIA DO ANO

ED RENÉ KIVITZ

Os tempos modernos e pós-modernos parecem ter oferecido a busca da felicidade pessoal e particular, em termos de máximo prazer e satisfação de desejos, e mínimo sofrimento, como o mais elevado propósito da existência humana. Não duvido que passaremos para a história como a geração mais fútil e vazia da saga humana.
Acreditamos na supremacia da razão, na potência da ciência e da tecnologia, na racionalidade das ideologias políticas e na utopia do Estado promotor da justiça e da equidade. Mas no anoitecer, caímos nas mãos do obscurantismo dos fundamentalismos religiosos, nas ridículas pseudo verdades da auto-ajuda, e construímos uma sociedade mercado onde tudo se compra e vende, inclusive almas e vidas humanas.
A tradição espiritual judaico cristã oferece um suplemento de alma para o mundo. Aponta um caminho de sentido no chão da vida: a sublimidade da convivência familiar, a singeleza da amizade, a dignidade do trabalho, a prática da justiça e da generosidade, a celebração da existência, mesmo com todas as suas contradições e paradoxos, como dádiva de Deus.
Ed René Kivitz

FONTE: MUNDOCRISTAO.COM.BR


SOBRE VIVER, DE ED RENÉ KIVITZ,  PUBLICADO POR ED. MUNDO CRISTÃO – SÃO PAULO